Equipas

alpalhao

 

O MTA de Alpalhão surgiu no ano de 1985, cinco anos após a chegada da Companhia de Santa Teresa de Jesus a esta vila alentejana. Surgiu a 27 de Janeiro desse ano com um grupo de senhoras que o formaram depois de várias sessões de reflexão e oração, e dois anos de epílogo e preparação. Intitulava-se MTAAd (MTA Adultos) e baseava-se essencialmente em oração e trabalho comunitário de apoio à Santa Casa de Misericórdia Local.

Não demorou muito até ser formado o MIT (Movimento Infantil Teresiano) e o grupo de jovens "Esperança" que juntamente com o MTAAde as irmãs da Companhia de St. Teresa fazia nascer em Alpalhão o espírito teresiano.

elvas

 

O MTA no centro de Elvas já percorreu um longo caminho. Nasceu com o aparecimento da Companhia de Santa Teresa de Jesus na cidade de Elvas onde as irmãs teresianas se instalaram com o carisma da Educação fundando o Colégio Luso-Britânico.

Na altura o MTA tinha outro nome para as jovens alunas do Colégio, a "Arquiconfraria das filhas de Maria e Santa Teresa de Jesus" e para os mais pequenos o nome que lhes deu Santo Henrique, " o Rebanhito dos amigos de Jesus".

Elvas, como Terra alentejana, estava na altura muito pouco cristianizada e para e as irmãs teresianas sempre tiveram uma grande preocupação pelas famílias sem fé, pelos pobres da zona e pelas antigas alunas e seus familiares.