Equipas

alpalhao

 

O MTA de Alpalhão surgiu no ano de 1985, cinco anos após a chegada da Companhia de Santa Teresa de Jesus a esta vila alentejana. Surgiu a 27 de Janeiro desse ano com um grupo de senhoras que o formaram depois de várias sessões de reflexão e oração, e dois anos de epílogo e preparação. Intitulava-se MTAAd (MTA Adultos) e baseava-se essencialmente em oração e trabalho comunitário de apoio à Santa Casa de Misericórdia Local.

Não demorou muito até ser formado o MIT (Movimento Infantil Teresiano) e o grupo de jovens "Esperança" que juntamente com o MTAAde as irmãs da Companhia de St. Teresa fazia nascer em Alpalhão o espírito teresiano.

 

Poucos anos depois os diferentes ramos do então Movimento Teresiano de Apostolado alteraram a sua designação e passaram então a denominar-se MTA-C (adultos), MTA-J (jovens) que se subdividia por J1, J2 e J3, e Amigos de Jesus (crianças).

Desde de então, e principalmente a partir da década de 90, os diversos ramos unem-se sempre que necessário para qualquer tipo de trabalho e participam em vários encontros e acontecimentos não só a nível local como nacional e internacional.

Os anos foram passando, houve membros que ficaram outros que saíram, equipas que se foram restruturando, estatutos e regras que se foram actualizando e o MTA de Alpalhão manteve-se firme acolhendo as heranças e projectando o futuro.

Desde à uns anos que o centro de Alpalhão é visto como um dos mais ativos do MTA de Portugal e isso deve-se à tentativa que faz para manter a chama de Henrique de Ossó e Teresa de Jesus acesa não só nos próprios membros como na comunidade em que se insere, participando e realizando, para tal efeito, muitas actividades ao longo de cada ano.

O Movimento Teresiano Apostólico é conhecido um pouco por toda a região à qual Alpalhão pertence e já faz parte da história desta vila onde é acarinhado por muitos e onde vive como "apóstolo do próprio ambiente" dando "tudo por Jesus".