Equipas

elvas

 

O MTA no centro de Elvas já percorreu um longo caminho. Nasceu com o aparecimento da Companhia de Santa Teresa de Jesus na cidade de Elvas onde as irmãs teresianas se instalaram com o carisma da Educação fundando o Colégio Luso-Britânico.

Na altura o MTA tinha outro nome para as jovens alunas do Colégio, a "Arquiconfraria das filhas de Maria e Santa Teresa de Jesus" e para os mais pequenos o nome que lhes deu Santo Henrique, " o Rebanhito dos amigos de Jesus".

Elvas, como Terra alentejana, estava na altura muito pouco cristianizada e para e as irmãs teresianas sempre tiveram uma grande preocupação pelas famílias sem fé, pelos pobres da zona e pelas antigas alunas e seus familiares.

 

Assim, sempre tiveram grupos de adultos com quem reflectiam e rezavam, davam catequese. e preparavam para os sacramentos. Viviam inseridas, apostolicamente, nas paróquias da cidade e segundo testemunhos de muita gente contribuíram para a evangelização das gentes de Elvas que é uma das cidades do Alentejo, actualmente, com mais prática religiosa. Os adultos sempre receberam a influência do carisma teresiano e colaboraram com a Arquiconfraria e com o Rebanhito.

Em 1977, as associações fundadas por Santo Henrique unem-se todas com o nome de MTA – Movimento Teresiano de Apostolado e são aprovados novos Estatutos. Assim aparecem os "Amigos de Jesus", Os jovens MTA e os grupos de adultos.

Os "amigos de Jesus" sempre existiram em Elvas mas nos anos 70 a 80 como ainda, a nível Nacional o MTA ainda não estava bem implementado em Portugal, segundo os novos Estatutos, criou-se em Elvas o CTAJ-centro teresiano de apostolado Juvenil, que funcionava no Colégio Luso-Britânico e que estava inserido na pastoral Juvenil da diocese de Évora. Foi fundado pela Irmã Fátima Magalhães e teve grande impacto no meio dos jovens da cidade de 1979 a 1986 e muito dos jovens, desse tempo, são hoje elementos do MTA de Adultos.

Estruturado O MTA em Portugal nos seus três ramos, o CTAJ deu origem ao MTA sistematizado em Elvas que com a sua missão evangelizadora de jovens e famílias formou na cidade o grupo "Geração 2000" inserido em várias paróquias da cidade e também no Colégio Luso Britânico.

Os jovens que se reunião no Colégio com a Irmã Maria de Fátima Magalhães foram, lentamente, assumindo a espiritualidade e fazendo o seu compromisso no mesmo.

O MTA de 1986 até 1994 foi assessorado em Elvas pela então Irmã Graça Salvador que o foi implementado cada vez mais no nosso centro.

A partir de 1995 voltou para Elvas a Irmã Maria de Fátima Magalhães e o MTA foi crescendo, com altos e baixo e hoje existe no nosso centro nos seus 3 ramos: "Amigos de Jesus", Jovens adolescente, Jovens J1, J2 e J3, Comunidade Jovem e Comunidade de Adultos. Com o seu carisma, "conhecer e amar Jesus" e a sua missão, Fazê-lo conhecido e amado o MTA vai caminhando "amando a Deus e ao próximo" como nos pede a nossa mestra, Teresa de Jesus e o grupo de adultos coordena em Elvas sete projetos socias sempre ajudado pelos jovens e amigos e outros voluntários que nos ajudam a fazer como nos ensina Teresa, "a fazer o pouquinho que nos cabe" para que o rosto de Jesus se torne visível no nosso mundo.

E Tudo por Jesus sempre, sempre sempre.

MTA-Centro de Elvas